EVITE O EXCESSO DE EMBALAGEM NA IMAGEM DA SUA MARCA

6  minutos de leitura 13 julho 2023

Sobretudo, sabia que o excesso de embalagem pode prejudicar a imagem da sua marca? Nesse sentido, criar uma boa primeira experiência ao desembalar um produto é essencial para qualquer e-commerce. Principalmente porque ajuda a melhorar a experiência de compra e ajuda a fidelizar o cliente. Mas, além disso, existe um fenómeno que é bastante utilizado nos dias de hoje e é conhecido pelo nome de unboxing. Essa tendência de desembalar um produto e fazer a publicação nas redes sociais pode tornar-se numa oportunidade de mostrar o cuidado que tem na encomenda que envia para o seu cliente, ou o contrário. Afinal, pode destruir a imagem da sua marca.

Para que isso não aconteça, evite erros frequentes como a utilização excessiva de cartão ou de fita adesiva. Pode, em troca, causar uma boa primeira impressão aos seus clientes. Aqui explicamos como:

A evolução da hashtag #excessivepackaging no Twitter mostra que a utilização excessiva de embalagens não agrada aos clientes. Ou seja, o cliente nota associa que a sua empresa pouco se preocupa com o meio ambiente e isso pode prejudicar a imagem da sua marca.

Não utilize excesso de embalagem

Embalagens excessivas, mesmo com a intenção de proteger os seus produtos, podem afetar a imagem da sua marca e ter uma resposta muito negativa do consumidor.

1. A experiência do cliente no momento da entrega

Eventualmente, algumas baterias acondicionadas numa caixa de cartão 10 vezes maior e totalmente preenchida com papel podem ter uma avaliação bastante negativa por parte dos seus clientes. Os aspetos que um cliente mais valoriza numa compra pela internet são:

  • Velocidade da entrega;
  • Condições da embalagem;
  • Se a embalagem foi personalizada;
  • Uma caixa segura, mas não impossível de abrir;
  • Se a embalagem for reciclável.

Assim, ao utilizar as embalagens corretas, está a garantir à sua empresa uma imagem de confiança e responsabilidade, que incentiva os consumidores a recomendarem os seus produtos.

2. O impacto ambiental

Em primeiro lugar, as empresas devem de ter uma política de reciclagem que começa na cadeia produtiva e termina na distribuição do produto. Os clientes estão, cada vez mais, preocupados com o impacto ambiental que é deixado pelas embalagens, e é por isso que, se não for responsável, estará a piorar a perceção da imagem da sua marca.

Além disso, com a maximização do fenómeno do unboxing, uma foto ou um vídeo de uma má embalagem pode acabar nas redes sociais ao lado da sua marca. No entanto, existem soluções para conseguir embalagens Eco-Responsáveis: embalagens ecológicas, biodegradáveis ​​e recicladas.

Decerto, que pode substituir a embalagem clássica por uma que proteja o meio ambiente. Verifique alguns exemplos:

3. Acumular material de embalagem significa menos espaço no armazém

Como resultado, o material de embalagem ocupa espaço no seu armazém e esse espaço seria útil, por exemplo, para ter mais stock dos seus produtos. Otimize melhor o espaço do seu armazém para prestar um melhor serviço aos seus clientes.

Dica: Encomende a quantidade de material necessário a cada 2 semanas, não apenas de 2 em 2 meses. Assim, não estará a limitar o espaço do seu armazém. Na RAJA fazemos entregas em 48/72 horas, sendo que se necessitar de uma embalagem coim urgência, enviar-lhe-emos rapidamente.

► Como melhorar a embalagem dos seus produtos?

Apresentamos algumas soluções possíveis para melhorar o processo de embalagem dos seus produtos.

1. Adapte a embalagem de acordo com o tipo de produto

A escolha da embalagem é, portanto, essencial para uma entrega em boas condições.

Para escolher a embalagem mais adequada, primeiro deve de saber o volume e o peso dos seus produtos. Assim, poderá armazenar caixas de cartão no tamanho correto e limitar a necessidade de armazenamento.

Dica: Faça uma lista do material de embalagem necessário para os seus produtos e, nesse sentido, faça a si mesmo/a estas perguntas:

  • Que tipo de embalagem escolher de acordo com o tipo de produto?
  • Qual é o tamanho correto da embalagem para escolher?
  • Qual o formato de armazenamento mais adequado?

2. Automatize o processo de embalagem

Apesar desta solução ser mais cara, oferece muitas vantagens:

  • Criar embalagens que se ajustam ao produto oferece a proteção necessária: alguns sistemas de enchimento com ar que fazem com que o produto não oscile dentro da caixa;
  • Essas almofadas de ar são leves e não acrescentam peso desnecessário à embalagem;
  • O filme que é utilizado para fazer a almofada de ar é entregue vazio, portanto, ocupa menos espaço de armazenamento do que uma almofada de bolhas de ar que está pronta para utilização.

► A embalagem ecológica

Melhorar a embalagem dos seus produtos passa por garantir uma melhor imagem e respeito pelo meio ambiente. Nesse sentido, estamos a falar de soluções de embalagens ecológicas, biodegradáveis ​​e/ou fabricadas em cartão ou plástico reciclado, tais como:

  • As chips de enchimento são semelhantes ao polietileno, no entanto são 100% biodegradáveis;
  • As caixas de cartão são fabricadas em cartão reciclado na Europa (cerca de 60% delas): o papel e o cartão são os materiais que são mais fáceis de reciclar;
  • Também é possível encontrar filme plástico de bolhas de ar ecológico fabricado com 50% de material reciclado.

Ao evitar a utilização excessiva de embalagens, permite que a sua empresa ganhe em produtividade, mas também em responsabilidade ambiental.

Algumas empresas não hesitam em colocar um pequeno cartão ou uma etiqueta dentro das suas embalagens indicando que os materiais utilizados são de origem reciclada e/ou biodegradável.

Em conclusão:

Os três pontos principais a serem lembrados:

  • O fenómeno do unboxing e a sua maximização nas redes sociais deve de ser pensado antes, para que possa oferecer a melhor experiência possível ao consumidor;
  • Pense em reduzir o impacto ambiental das suas embalagens optando por caixas de cartão recicláveis, biodegradáveis ​​ou ecologicas;
  • A redução da utilização de embalagens permite otimizar o armazenamento, o tempo de entrega das embalagens e a responsabilidade ambiental;

Se precisa de conselhos sobre qual é a melhor embalagem, para os seus produtos, consulte os nossos especialistas através do 707 788 008, ou então visite o nosso website. Eles terão todo o gosto em ajudá-lo/a a escolher as soluções que melhor se adaptam ao seu negócio!

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