COPACKING: UMA SEGUNDA EMBALAGEM PARA OS PRODUTOS

5  minutos de leitura 18 agosto 2022

Acima de tudo, na RAJA abordamos com bastante frequência as embalagens para os envios, a preparação das encomendas no sector do e-commerce e os acessórios para as lojas. No entanto, o que acontece quando queremos criar embalagens adicionais para serem comercializadas em conjunto com outros produtos que já têm sua própria embalagem primária individual? Nesse caso, devemos de nos referir a uma especialização muito específica dentro do mundo das embalagens e da logística: o copacking.

Então, o que é copacking?

Primeiramente, o copacking é uma técnica de embalagem dos produtos que se baseia no agrupamento de vários produtos. Ao passo que o agrupamento desses produtos pode acontecer quer esses produtos sejam iguais ou diferentes. São, portanto, utilizadas embalagens secundárias, com o objetivo de facilitar a sua exposição e a venda conjunta.

Desta forma, este é um recurso amplamente utilizado em diversos sectores: alimentar, coméstica ou farmacêutico para promover a aquisição de várias unidades idênticas (por exemplo, um 2×1) ou complementares (protetor solar + creme corporal, lote de produtos para o rosto, etc. ). É utilizado tanto para fins promocionais quanto para o lançamento de propostas premium, gourmet, brindes ou de edição limitada.

Portanto, o copacking coloca as marcas numa posição de vantagem sobre os seus concorrentes em situações como estas:

  • Primeiramente, em campanhas de marketing em que o preço, o mais baixo na compra em embalagem, ou a exclusividade são utilizados como principais argumentos;
  • Ao mesmo tempo em que é usado em lotes específicos para e-commerce. A formação de sortimentos de produtos standard para as vendas online acelera e simplifica o processo da preparação das encomendas;
  • Também é excelente para as localizações nas prateleiras da grande distribuição. Embalagens volumosas com aparência colorida ocupam mais espaço e são mais atraentes para o consumidor;
  • E para além disso, para desenvolver apresentações diferenciadas para clientes de grandes contas, que realizam compras em maiores quantidades.

Assim, quais são os formatos de copacking mais comuns?

Existe uma grande variedade de formatos de copacking. Entre os mais comuns podemos destacar, por exemplo, alguns:

  • Retrátil. É realizado envolvendo os objetos com plástico retrátil, que é posteriormente ajustado com o auxílio de uma pistola de ar quente ou de uma máquina de cintar;
  • Manga. Com filme, papel ou cartão, consiste em envolver os artigos com uma embalagem secundária em forma de cinta;
  • Em estojo. Inclusão dos produtos numa caixa ou estojo, muitas vezes com acabamentos premium ou com a janela transparente que revela o conteúdo. É um copacking muito usado no sector da cosmética;
  • Colagem. Montagem dos diferentes componentes através de cola térmica. Vemo-lo, sobretudo, em amostras anexadas a brochuras, dípticos, entre outros;
  • Bolha. Solução de copacking mista, composta por plástico e cartão que são integrados com adesivo. É bastante usada em kits e pequenos acessórios;
  • Ensacado. Reunir as peças num saco fechado com máquinas de soldar e selar, com a agrafagem industrial ou com elásticos;
  • Expositor. Parada ou balcão representa sua disposição proeminente nas lojas.

Dicas para implementar processos de copacking internamente

Portanto, na ausência de recursos internos, muitas empresas decidem terceirizar o copacking. No entanto, com algum planeamento, não é difícil de o fazer dentro do seu próprio armazém. Para isso, precisará de escolher a embalagem adequada e estabelecer novos procedimentos.

Embalagem para copacking

No catálogo da RAJA, encontrará uma ampla variedade de referências de embalagens para copacking:

1. Materiais de embalagem para copacking

 

 

 

 

 

 

 

2. Máquinas para automatizar os processos de embalagem de copacking

 

Boas práticas para integrar o copacking na sua empresa

1. Adaptar o sistema de gestão de stock às necessidades de copacking

Acima de tudo, tente agrupar na mesma área do armazém as referências destinadas à embalagem em copacking. Como resultado, isso ajudará a facilitar a separação e a montagem de kits, ou até mesmo a preparação desses kits, nos casos em que os operadores também realizam a montagem de um produto que chega em fragmentos.

2. Defina a estratégia de copacking com a equipa de marketing

Se trabalha em equipa ou, eventualmente, em conjunto com os responsáveis ​​pelo marketing, será fundamental definir as promoções e as mensagens que serão impressas nas embalagens para o copacking. Deste modo, estude o resultado final e certifique-se de que a experiência de unboxing será positiva para o seu cliente.

3. Treine os seus operadores nas particularidades do copacking

Em suma, o copacking traz alguns desafios diferentes das tarefas tradicionais da embalagem e na separação das encomendas. Organize a formação, da melhor forma, e dê suporte aos seus funcionários para que eles possam dominá-los no menor tempo possível.

Como resultado, pronto para dar uma oportunidade ao copacking? Comece esta aventura com a RAJA, seu fornecedor de embalagens mais confiável, com centenas de produtos sempre em stock e com entrega em 48/72 horas. Equipe-se connosco!

Os melhores temas