Quando um cliente recebe uma encomenda do seu e-commerce, a primeira coisa que vê é a embalagem que utilizou e isso pode dar-lhe uma ideia da imagem que a sua empresa transmite.
O cliente verá em poucos segundos se teve atenção aos detalhes, se utilizou a embalagem adequada, se preocupa-se com o meio ambiente…Por isso, é muito importante que a embalagem da encomenda seja a mais adequada possível.
Descubra neste artigo os 10 erros a evitar na embalagem do seu e-commerce. Evite-os e tenha sucesso no seu primeiro encontro…para que haja muitos mais!
1.Reutilizar caixas
Quando enviar uma encomenda, é aconselhável utilizar uma caixa nova. Uma caixa reutilizada pode estar danificada pela utilização anterior e colocar o conteúdo em risco. A fita adesiva não é uma solução para tapar os danos. Além disso, se a embalagem ainda tiver etiquetas anteriores, pode causar confusão ao estafeta. No nosso catálogo, encontrará mais de 800 formatos de caixas em stock.
2.Utilizar caixas demasiado grandes
A escolha de uma caixa demasiado grande leva a um aumento dos custos devido à utilização de mais material de proteção e de transporte. Além disso, uma caixa demasiado grande pode causar uma má impressão no cliente. Utilize uma caixa que se adapte às dimensões do conteúdo e tenha em conta o peso volumétrico para o transporte. Com a RAJA pode encomendar caixas personalizadas de acordo com as suas necessidades.
3.Não utilizar enchimento de proteção suficiente
Deixar espaços vazios nas embalagens é um problema e um erro comum nas embalagens de e-commerce. O enchimento de proteção tem uma função de amortecimento em caso de impacto e preserva a integridade das mercadorias. Para evitar choques e vibrações durante o transporte, opte por papel e cartão kraft, espuma ou plástico de bolhas.
4.Excesso de embalagem nos produtos
No entanto, a utilização de demasiado enchimento ou de fita de cintar em excesso não garante a segurança do seu envio e resulta num aumento dos custos e no desperdício de materiais que podem ter consequências para o meio ambiente. Seja eco-responsável ao embalar os seus produtos.
5.Envio da encomenda sem proteção dos documentos
A fatura é um elemento fundamental para o cliente e deve chegar em boas condições. Receber documentos rasgados ou danificados entre os artigos prejudica a imagem do e-commerce. Por este motivo, é aconselhável enviar as faturas protegidas em porta documentos.
6.Utilizar demasiada fita adesiva
A utilização de demasiada fita adesiva é um erro nas embalagens de e-commerce que não conduz a uma maior segurança, mas sim a um desperdício de material e de dinheiro. Além disso, o excesso de fita adesiva pode tornar a abertura da embalagem uma experiência frustrante. Para evitar a utilização de fita adesiva em pequenas encomendas, pode optar por envelopes mensageiro com fecho incorporado.
7.Não sinalização de carga frágil, não inclinável ou perigosa
As embalagens que requerem um manuseamento cuidadoso devido ao facto de o seu conteúdo ser frágil ou perigoso, ou que não devem ser inclinadas, devem ser sinalizadas. Para o efeito, utilizar etiquetas de precaução de uso ou de transporte de mercadorias perigosas.
8.Não ter um stock de embalagens
Da mesma forma que gere o stock dos seus produtos, deve ter o cuidado de controlar o stock das suas embalagens. A falta destes materiais é um erro de coordenação da sua loja online que conduz a atrasos na expedição e a prazos de entrega não cumpridos. Assegure-se de que mantém sempre o stock necessário.
9.Envio tardio da encomenda
Deve ser muito rigoroso com os prazos de entrega. A chegada tardia de uma encomenda gera frustração no consumidor e pode levar à publicação de críticas negativas sobre a sua empresa, por isso não descure o picking e o packing. A existência de um processo automatizado simplificará esta tarefa e a utilização de embalagens de montagem instantânea acelerá-la-á.
10.Não ter em conta o meio de transporte
Os envios de e-commerce podem ser feitos por diferentes meios de transporte e, dependendo de qual deles for utilizado, o manuseamento será diferente; por isso, tenha em conta a forma como a encomenda chegará ao destinatário para preparar a embalagem.
Ao evitar estes 10 erros de embalagem no e-commerce, não só causará uma boa impressão, como os seus clientes ficarão tão satisfeitos que continuarão a confiar na sua loja para futuras encomendas. Como sabemos a importância dos materiais de embalagem, na RAJA somos especialistas em cuidar da qualidade para que possa oferecer a sua melhor imagem.