storytelling e packaging

Storytelling e packaging: conte a história da sua marca através da embalagem

5  minutos de leitura 14 novembro 2024

Contar histórias é uma das mais antigas capacidades do ser humano. O storytelling aplicado ao packaging pode tornar-se uma ferramenta muito poderosa para desenvolver a estratégia da sua marca, melhorar a sua notoriedade e fidelizar os seus clientes. Porque todos nós gostamos de ser conquistados por uma boa narrativa!

O que é o storytelling?

Seja através de Homero, de Cervantes ou do simples boca em boca, o ser humano sempre gostou de se deixar levar pelas histórias. O termo storytelling vem da combinação das palavras inglesas story (história) e telling (contar) e refere-se à arte de contar histórias, razão pela qual está geralmente associado a áreas artísticas como a literatura, a banda desenhada ou o cinema.

No entanto, o storytelling também pode ser aplicado a outros domínios, como o Marketing, de forma a criar uma história em torno de uma marca com os seguintes objetivos:

  • Mexer com as emoções geradas pelo produto ou marca;
  • Transmitir os valores da marca de uma forma original;
  • Resolver um problema através de uma história bem contada.

Vantagens de juntar o storytelling com o packaging

O mundo da embalagem pode tirar partido desta estratégia de storytelling, para obter os seguintes benefícios para a sua marca:

  • Melhorar a captação da mensagem. Este recurso converte ideias abstratas em mensagens concretas;
  • Criar uma emoção positiva associada à sua marca. Apelar às diferentes emoções do seu público permitir-lhe-á recordar os seus produtos e a sua marca;
  • Fidelizar o público. Como resultado, os clientes voltam a visitar a sua marca;
  • Diferenciar-se da concorrência. O recurso narrativo aplicado ao packaging é uma forma muito chamativa e original de se distinguir dos seus concorrentes.

Como aplicar o storytelling ao packaging?

Contar uma história envolvente requer habilidade e prática, mas se seguir esta série de dicas relacionadas com o storytelling, conseguirá efetivamente chamar à atenção do seu público.

 

1.Cuide da identidade visual do seu packaging

A sua marca é a personagem principal desta história e os materiais, as formas, as cores ou o seu logo no packaging já estão a descrever como é essa personagem principal. A escolha de embalagens personalizadas ou por medida ajudá-lo-á a mostrar a imagem que pretende transmitir.

Não importa se precisa de caixas, fitas adesivas, sacos, envelopes ou etiquetas, a RAJA oferece-lhe um serviço para personalizar a sua embalagem.

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2.Ofereça mais informações de uma forma clara

A identidade visual da sua empresa é apenas o primeiro passo para chamar a atenção dos clientes, mas o público quer sempre saber mais sobre a personagem principal. Para além do seu logo e esquema de cores, pode imprimir slogans que expandem a história ou pequenos textos com informações adicionais através da utilização de etiquetas.

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3.Transmita os valores da sua marca

Os factos definem a história e é importante saber como realçar os seus princípios e transmitir a sua forma de pensar. Por exemplo, se a sua empresa está comprometida com a proteção do meio ambiente, não deve apenas dizê-lo, mas também demonstrá-lo. A escolha de produtos reciclados, biodegradáveis e reutilizáveis é um recurso para mostrar e contar a atitude eco-responsável da sua empresa.

embalagem eco-responsável

4.Emocione os seus clientes

A narrativa apela diretamente ao espetador, pelo que deve saber quais as emoções que quer despertar no seu público. As cores são um exemplo claro para transmitir emoções, mas o material também o é. Se quiser explorar a nostalgia, pode optar por embalagens de estilo vintage para os fazer viajar no tempo. Tire o máximo partido da sua criatividade para não deixar os seus clientes indiferentes.

fita embrulho5.Surpreenda por dentro e por fora

Todas as boas histórias têm elementos inesperados, por isso não descure o efeito surpresa que o unboxing pode gerar. O unboxing é uma experiência cada vez mais importante para aumentar a satisfação dos seus clientes e deixá-los com uma boa impressão da marca que não esqueceram. Ficaram a aguardar as próximas encomendas como se de um novo capítulo se tratasse.

unboxing

6.Aproveite todos os recursos para expandir a história

Conhece a narrativa transmídia? Define-se como uma forma de contar uma história utilizando diferentes meios, formatos e plataformas e envolvendo diretamente o público. Se adicionar um código QR à sua embalagem que direcione para o seu website ou a um vídeo, estará a dar um papel ativo aos destinatários, envolvendo-os na procura de mais informações para expandir a história. Quando o público é conquistado por uma história, pede sempre mais.

embalagem qrcode

 

Ficou surpreendido, não ficou? A arte de contar histórias não é algo exclusivo de livros e filmes, e pode transformar a embalagem no melhor narrador para transmitir a sua história. Se precisar de mais ideias para aplicar este recurso, contacte a RAJA e conte-nos a sua história. Podemos escrever o próximo capítulo juntos.

 

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