gestão de encomendas

As 5+1 fases do processo de gestão de encomendas (e como otimizá-las)

5  minutos de leitura 28 novembro 2024

A gestão de encomendas é um processo fundamental nas empresas que se dedicam à comercialização de bens de consumo. Por esta razão, é aconselhável conhecer as etapas que o compõem. Aqui encontrará as etapas e as dicas que deve seguir para otimizar os seus envios e os melhores produtos RAJA para deixar os seus clientes satisfeitos.

1.Receção da encomenda
No momento em que um cliente efetua uma encomenda, é iniciado o processo para garantir que a sua compra chega ao destino. O consumidor recebe uma notificação (normalmente online), com informações sobre a sua encomenda, que lhe permitirá acompanhar a evolução da mesma.

  • Prestar atenção ao inventário. O stock deve estar atualizado para que não haja confusão com produtos esgotados. Planeie o reabastecimento com o seu fornecedor.
  • Forneça todas as informações necessárias. Crie confiança, indicando as condições de venda, de entrega e de devolução.
  • Utilize um sistema de gestão de armazém ou WMS. Estes programas ajudá-lo-ão a controlar todas as operações do armazém.

Produtos recomendados para a receção de encomendas
Os porta-paletes ajudam-no a organizar e a distribuir os seus produtos no armazém para que, quando as encomendas chegarem, tudo esteja em ordem.

porta-paletes

2.Localização dos produtos da encomenda
Esta é a primeira etapa da preparação da encomenda, também conhecido por picking, em que os produtos são procurados e retirados do armazém para serem embalados.

  • O sistema de gestão de armazém ou WMS ajudá-lo-á a evitar erros, produzindo automaticamente listas de recolha.
  • Se tiver um grande armazém, assegure-se de que este processo é tão eficiente e rápido quanto possível.

Produtos recomendados para o picking
Os carros de transporte são ideais para o transporte durante o picking de diferentes produtos distribuídos em diferentes partes do armazém.

carro de transporte

3.Embalagem da encomenda
Uma vez localizados todos os produtos a expedir, o passo seguinte é o embalamento da encomenda. Para além de preparar as embalagens rapidamente, é necessário fazê-lo com a embalagem mais adequada à encomenda.

  • Tenha à mão todos os produtos necessários para a preparação das encomendas.
  • Certifique-se de que o local de trabalho é confortável na altura de embalar.
  • Utilizar caixas com fundo automático para acelerar o processo.
  • Evitar espaços vazios no interior das caixas.
  • Pense na experiência do unboxing, que a embalagem seja fácil de abrir e que a apresentação seja atrativa.
  • Seja eco-responsável, evite o excesso de embalagens e tente que todas as embalagens sejam monomaterial.

Produtos recomendados para facilitar o embalamento da encomenda
Com as nossas mesas e postos de embalagem, pode organizar comodamente as áreas destinadas à preparação de encomendas e ter à mão caixas de cartão, papel de embalagem e proteção, fitas adesivas ou qualquer outro produto de que necessite.

posto embalagem

4.Envio da encomenda
Uma vez preparada, deve enviar uma confirmação ao destinatário da data de envio e entregar a encomenda à transportadora para que esta possa ser entregue ao destinatário atempadamente.

  • Calcular o peso volumétrico para otimizar o custo de faturação do envio.
  • Se enviar um questionário de satisfação do cliente por correio eletrónico alguns dias mais tarde, poderá obter o feedback dos utilizadores para ter em conta em futuras encomendas.

Produtos recomendados para o envio da encomenda
As caixas de altura variável permitem-lhe ajustar o tamanho da embalagem ao conteúdo. Não se esqueça de utilizar etiquetas para indicar a morada de entrega.

caixa altura variável

5.Entrega da encomenda
Este é o momento chave para garantir a melhor experiência para o cliente, que espera que a entrega seja feita a tempo e que a encomenda chegue em perfeitas condições. A confiança na transportadora contratada é crucial.

  • Esta oferece diferentes opções de transporte e de entrega. Podem ser entregas ao domicílio com estafetas, pontos de recolha, micro-hubs urbanos ou recolha de carro.
  • Verifique se os clientes têm acesso ao seguimento em tempo real das suas encomendas.
  • Tente fazer com que a entrega na última milha seja o mais ecológica possível, uma vez que esta é a parte mais poluente da viagem.
  • Oferecer um serviço de entrega em 48 horas nos casos mais urgentes.

Produtos recomendados para a entrega de encomendas
As caixas com pegas são cómodas para as entregas, uma vez que simplificam o manuseamento manual das mercadorias.

caixa com pegas

[5+1] Gestão das devoluções
Embora possa parecer que, com a secção anterior, a gestão de uma encomenda está concluída, não deve esquecer a possibilidade de o cliente devolver os produtos.

  • Desenvolva uma política de devoluções clara, informando-o dos prazos, motivos e condições.
  • Utilize embalagens reutilizáveis e retornáveis para facilitar as devoluções.

Produtos recomendados para a logística inversa
Com as caixas de cartão de ida e volta, o cliente pode devolver o produto na mesma embalagem graças aos dois fechos adesivos.

caixa cartão ida e volta

Se aplicar as nossas dicas durante as seis fases do processo de encomenda, não só conseguirá uma gestão otimizada, como também uma experiência mais satisfatória para os seus clientes. Isto também garantirá a fidelidade do cliente. Confie na RAJA, não o vamos desiludir em nenhuma fase do processo!

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