Os brinquedos são importantes no desenvolvimento das crianças, pois estimulam os sentidos da visão, audição e tato e promovem as suas habilidades cognitivas, comunicação e cooperação. Com eles, as crianças podem desenvolver a sua imaginação e criatividade, bem como expressar-se através da brincadeira. São também ferramentas para interagirem com os mais velhos, embora cada vez mais adultos tenham como hobby colecionar determinados tipos ou marcas de brinquedos.
O último trimestre do ano, com campanhas como a Black Friday, a Cyber Monday ou a de Natal, é o momento chave para as lojas de brinquedos. As cartas para o Pai Natal disparam e a cadeia logística entra em ação para que os presentes de Natal cheguem a tempo. Não arrisque e siga as nossas dicas sobre embalagens neste setor.
Tipos de embalagens para lojas de brinquedos
Devido ao tipo de produtos que são, os brinquedos requerem os três tipos de embalagens:
- Embalagem primária ou embalagem de venda. Unidade de consumo mais pequena e que está em contacto com o produto.
- Embalagem secundária ou embalagem coletiva. Agrupa várias embalagens primárias para transporte e armazenamento, embora também sirva para vender várias unidades de um artigo.
- Embalagem terciária ou embalagem de transporte. Último nível que acondiciona as embalagens secundárias para facilitar o envio na cadeia logística.
Qual é o perfil do consumidor de brinquedos?
Neste setor, encontramos diferentes perfis de clientes e é necessário apelar às emoções de cada um deles.
- Crianças. São os principais clientes. É aconselhável utilizar material de embalagem seguro para que possam abrir as embalagens sem riscos nem problemas.
- Adultos. Como responsáveis pelo pagamento, é fundamental garantir a sua satisfação.
- Colecionadores. Adultos que compram para si próprios como hobby. São os mais exigentes com as entregas e querem que os produtos cheguem em perfeitas condições.
Dicas para preparar embalagens de brinquedos
Para satisfazer os três perfis de clientes, estas são as recomendações que deve ter em conta ao preparar as suas embalagens. A experiência deve ser única, emocionante e deixar uma boa recordação.
1.Proteja para emocionar
A embalagem dos envios deve combinar segurança e estética. Por um lado, os brinquedos têm de chegar intactos aos seus destinatários. Para garantir a proteção, é essencial utilizar embalagens resistentes e de qualidade e evitar espaços vazios, preenchendo as possíveis lacunas para proteger melhor os produtos e prevenir possíveis danos. Dependendo do tipo de produto, pode recorrer a diferentes materiais de proteção, como papel kraft, plástico de bolhas de ar, espuma ou chips de enchimento.
Por outro lado, a recepção é um momento muito esperado e é aqui que entra em jogo uma apresentação cuidada, à altura do conteúdo. Pode aplicar o storytelling como recurso narrativo ou apostar numa estética vintage com um toque nostálgico para surpreender os adultos. O objetivo é que a embalagem seja atrativa e chame a atenção, para gerar uma montanha-russa de sensações na etapa seguinte: a abertura!
2.Crie uma experiência mágica de unboxing
O unboxing, ou momento de desembalar, torna-se uma experiência sensorial que gera muita emoção. O simples facto de ver a embalagem já deve ser impactante, por isso é essencial definir a identidade visual da loja de brinquedos. Na RAJAPACK, trabalhamos com embalagens personalizadas para nos adaptarmos à oferta e às necessidades do seu negócio. Visite a nossa secção para personalizar as suas caixas, fitas, sacos e outros produtos e assim conseguir o seu diferencial.
Como algumas embalagens serão abertas por crianças, é conveniente que sejam fáceis de manusear e abrir. Por exemplo, as caixas para presente são fáceis de abrir e divertidas, pois algumas têm um fecho magnético e outras são decoradas com um laço.
No interior, pode usar envelopes de papel ou cartão para adicionar cartões comemorativos ou cartões da sua loja. Também pode aproveitar as etiquetas de cartão de cor como uma forma original de indicar a quem se destina o brinquedo. Esta soma de pequenos detalhes irá diferenciá-lo da concorrência e tornar algo tão comum como abrir uma embalagem num momento memorável.
3.Use materiais resistentes e sustentáveis
Como já dissemos, a resistência é fundamental para qualquer envio. As caixas de cartão de canelado simples são perfeitas para artigos leves, enquanto as de canelado duplo ou, se necessário, triplo, funcionam tanto para produtos mais pesados como para envios em grandes quantidades.
4.Otimize o tamanho e a eficiência
Os brinquedos apresentam-se numa grande variedade de formatos e formas, sejam puzzles, construções, bonecas ou carros telecomandados. Para ajustar as dimensões das embalagens, o mais recomendável é recorrer a embalagens personalizadas. Esta personalização permite otimizar a sua distribuição e armazenamento, uma vez que, ao reduzir o tamanho das embalagens e calcular o seu peso volumétrico, não só conseguirá obter mais espaço, como também alcançará uma redução significativa dos custos.
Outra forma de agilizar a cadeia logística para melhorar a eficiência é recorrer a caixas de montagem instantânea, com as quais ganhará tempo.
5.Planeie a sua logística e embalagens para a campanha natalícia
No calendário das lojas, há várias datas em que os picos de vendas são garantidos, como o Dia dos Namorados, o Dia do Pai, o Dia da Mãe ou a Black Friday. Como a maior procura por brinquedos ocorre no Natal, qualquer loja de brinquedos deve realizar um planeamento cuidadoso para o último trimestre do ano. Isso inclui otimizar o armazém, atualizar o stock, padronizar as fases de gestão de encomendas para garantir a facilidade em processos como a separação e a embalagem e ter clareza sobre a logística de devoluções para os dias seguintes. Mais algumas dicas: esteja atento para que não ocorram os erros mais comuns e monitore os 5 KPIs indispensáveis da gestão de pedidos. Mesmo que o seu negócio seja a venda de brinquedos, não encare a cadeia logística como um jogo.
O Pai Natal têm isso bem claro e confia nos produtos da RAJAPACK para que os brinquedos cheguem às mãos das crianças e dos que não são tão pequenos nas melhores condições. No entanto, não se esqueça que, por vezes, algumas crianças acabam por preferir brincar com a caixa.









